MPF/SE quer que Caixa suspenda práticas abusivas contra arrendatários do PAR

29 de outubro de 2012

Caixa tem imposto aos arrendatários do PAR que aceitem empresa de administração condominial determinada por ela.


O Ministério Público Federal moveu uma ação contra a Caixa Econômica Federal (CEF) para que esta retire cláusulas abusivas de seus manuais normativos relativos ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR). As normas preveem que o banco é responsável por escolher a empresa que fará a administração condominial dos empreendimentos do PAR, bem como, por escolher o síndico e por estabelecer a convenção condominial.


Para o procurador da República Rômulo Almeida, responsável pela ação, esta prática configura venda casada e imposição de desvantagem excessiva aos consumidores, com evidente desequilíbrio à relação contratual, uma vez que, ao adquirirem um imóvel, aqueles são obrigados a aceitar a prestação do serviço de administração do condomínio que não escolheram. No processo, o MPF pede que a decisão judicial tenha abrangência em todo o território nacional.



A norma da Caixa Econômica Federal prevê que, enquanto o Fundo de Arrendamento (FAR) detiver 2/3 das unidades residenciais do condomínio, o síndico será obrigatoriamente pessoa jurídica indicada e contratada pelo banco. Entretanto, as custas desse serviço devem ser arcadas pelos moradores, inclusive, os arrendatários. Além disso, o próprio banco impõe uma convenção condominial padrão, que deve ser observada por todos, mas que não pode ser alterada pelos moradores.



Para o procurador Rômulo Almeira, esta normatização da CEF desconsidera conceitos e normas da legislação consumerista e civil e simplesmente “retira” os arrendatários da condição de condôminos, mesmo sendo estes detentores de um direito real de aquisição.



O caso chegou ao conhecimento do MPF através de uma representação de um morador do condomínio Residencial Lagoa Doce, que atualmente tem por síndica a empresa AC Empreendimentos, também ré na ação. Neste contrato, a Caixa repassou para a empresa inclusive a fixação unilateral do valor das taxas mensais a serem pagas por todos os condôminos, valor esse, que influencia diretamente na remuneração devida à AC Empreendimentos.



No processo, o MPF também pretende que a Caixa e a AC Empreendimentos permitam aos condôminos do Residencial Lagoa Doce sejam autorizados judicialmente a realizar alterações na convenção condominial daquele conjunto habitacional, elegerem síndico, bem como escolherem a empresa que irá administrar o condomínio. Ainda nos pedidos liminares, foi requerido que a Caixa suspenda essa norma em todo o território nacional, impedindo-se a assinatura de novos contratos e renovação dos atuais.



O número do processo é 0001657-89.2012.4.05.8500



Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal em Sergipe

 (79) 3301-3874 / 3301-3837

ascom@prse.mpf.gov.br

Twitter: @MPF_SE






Colaboração de Luciano Candido  

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Olá,

    Você está em qualquer tipo de dificuldade financeira? Você precisa de um empréstimo para
    limpar suas dívidas? É um homem de negócios ou mulher que pretende expandir a sua empresa ? oferecemos empréstimo de todos os tipos de indivíduos, empresas e cooperar corpos que estão em necessidade de um empréstimo a uma baixa taxa de juros de 3% contato conosco hoje para um verdadeiro empréstimo via e-mail :
    garrycoleman_loanoffice@yahoo.com

    FORMULÁRIO DE EMPRÉSTIMO DE APLICAÇÃO

    Nome : ___________________________
    Apelido : ____________________________
    Sexo: _______________________________
    Estado civil : _______________________
    Endereço de contato : ______________________
    Código Cidade / CEP : ______________________
    País: ______________________________
    Data de Nascimento: ________________________
    Montante necessário como Empréstimo : ________________
    Empréstimo Duração : ________________________
    Renda Mensal Renda / ano : _________
    Profissão: ___________________________
    Finalidade para Empréstimo : _____________________
    Telefone: ________________________________
    Fax : __________________________________
    você tem um passaporte , carteira de motorista, carteira de identidade ou qualquer forma de identificação ?
    Você fala Inglês ?

Postar um comentário

 
Programa de Arrendamento Residencial © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum