Como trocar as administradoras 1

6 de novembro de 2012

Muitas pessoas me perguntam como o Condomínio Atlântica conseguiu fazer a CAIXA trocar a nossa administradora. Não foi fácil nem rápido, porque eu não conhecia os meios, na verdade eu não sabía nada sobre o PAR e foi isso que me motivou a fazer este blog, pois vi que muitas pessoas no país inteiro passavam pelos mesmos problemas.

A motivação:

Houve uma reunião de condomínio convocada pela administradora Casapar no final de agosto, numa 3² feira, às 15h (isso mesmo dia e horário que trabalhador não pode participar. Eles nunca fizeram reunião no final de semana, ou à noite), Essa reunião era para aprovação do aumento da taxa de condomínio. Havia 8 pessoas, (o condomínio tem 180 casas) que votaram que não aceitariam aumento porque a administradora não fazia nada, um morador chegou a escrever no livro de atas em letras garrafais. Cheguei no final da reunião porque trabalho próximo ao condomínio e largo às 16h. O representante da administradora garantiu que haveria outra reunião para que mais moradores pudessem se expressar e para ouvir as queixas dos arrendatários, os dias se passaram e no início de setembro chegou a boleta do condomínio com um aumento de mais de 25%, juntando esse fato com muitos acontecidos em 9 anos no PAR, fiquei muitíssimo indignada, me sentindo lesada, roubada, desrespeitada, foi ai que tive o ímpeto de dizer, se ninguém faz nada eu vou fazer, CHEGA! 

Observação: Algum tempo depois tive em minhas mãos uma ata de reunião da CAIXA com administradora, onde a CAIXA autorizava o aumento da taxa em setembro de 2010, o problema é que esta reunião aconteceu em junho de 2010, ou seja a CAIXA autoriza a administrado a aumentar o Condomínio sem sequer nos ouvir.


O início do processo:

Comecei com um abaixo-assinado. No dia 07 de setembro de 2010, fiquei na portaria do condomínio com uma mesa e cadeira colhendo assinaturas dos arrendatários. Tive o cuidado de colher dados somente de arrendatários. O abaixo-assinado contia um breve relato dos problemas do condomínio e da total inércia da administradora, o modelo abaixo é mais sucinto do que o que eu fiz na época. Neste dia e nos dias seguintes colhi mais de 100 assinaturas. Meu objetivo era levar esse abaixo-assinado até à CAIXA, então entrei em contato com a gerência do PAR, conversei diretamente com o diretor responsável, dizendo que eu tinha um dossiê e um abaixo-assinado, ele me pediu para lhe enviar o dossiê por email e levar o abaixo-assinado pessoalmente, enviei o documento, mas ele não me respondeu, fiz inúmeras tentativas e nada, mudei de nome para ele me atender, foi ai que consegui um contato, mas depois disso nunca mais, como ví que a CAIXA é conivente com a total incompetência das administradoras resolvi não levar o abaixo-assinado para lá mas sim procurar o Ministério Público Federal.

Modelo


Cidade, Estado, Data.

Nos abaixo-assinados, arrendatários do Condomínio (nome do condomínio), (endereço), não estamos satisfeitos com o desempenho da administradora (nome completo da administradora), solicitamos a CAIXA que realise a pesquisa de satisfação que está prevista no Contrato de Prestação de Serviços de Gestão do PAR,  na Clásula Décima, no "Parágrafo "Sétimo", item "d".

Arrendatário
CPF
Casa
Assinatura
1




2




3







Processo no Ministério Público Federal

Depois de muito pesquisar descobri que eu deveria procurar o Ministério Público Federal (MPF) também chamado de Procuradoria Geral da República (PGR), porque a CAIXA é federal, Cada DP atua em determinados municípios, então é necessário saber qual atua no município do seu condomínio, isso é fácil de descobrir, acesse a página do MPF de seu Estado, se não tiver o endereço sempre tem um telefone ou email para contato. 

Quando descobri, liguei para lá e fui muito bem atendida, ao explicar o que queria e como poderia ser feito, eles me orientaram que eu fizesse um relato detalhado sobre o assunto, quanto mais detalhado melhor, não importasse a quantidade de página. Como eu já tinha feito o dossiê imprimi tudo e levei, depois descobri que eu poderia ter colocado tudo num CD, mas ai eu já tinha gastado uma fortuna de cópias... fazer o quê?

Então abri um Processo Administrativo (P.A.) no MPF, obtive resposta em menos de 1 mês.

Esse processo eu conto em outra postagem ok.?



8 comentários:

  1. Luciano Candido disse...:

    Parabéns pelo manual Luciana Segui, muito obrigado pelo esforço em nos explicar passo a passo, agora aguardamos o próximo capítulo.
    Que Deus te abençoe tremendamente.

  1. Minha querida, parabéns pelo seu excelente trabalho. Aqui estamos sofrendo agora com a Casanova, que é a mesma don ada Casapar. Vamos a luta!! Bjs

  1. Unknown disse...:

    Lamento que não se dispoem o resultado dessas ações, em Novo Hamburgo/rs, também fiz a mesma queixa que não deu em nada.

  1. Anônimo disse...:

    aqui onde moro ja passaram varias administradoras e todas elas nos lesaram ja não sei o que fazer os moradores tem medo de lutar pelos seus direito. ARACAJU-SE
    cond.Alto da Boa Vista

  1. Anônimo disse...:

    olá...meu DEUS vc caiu do céu...estou passando pela mesma situaçãi aqui no meu condomínio q tb é do PAR ...já corri tanto q estava quase desistindo..mas agora vc me animou!!
    por favor nos ajude...eu queria q vc me mandasse cópia da decisão judicial para q eu possa levar ao MPF aqui de Curitiba para q aqui isso tbm seja cumprido.
    agradeço desde já...muito obrigada mesmo... meu email é cristinaheusi@hotmail.com

  1. rosa disse...:

    Estamos com o mesmo problema em Uberlandia/MG nosso condominio está totalmente abandonado, tínhamos outra administradora que era otima por sinal, aí de uma hora pra outra a caixa trocou a administradora e desde entao so problemas, até o nosso saldo que na época era de 19.000,00 desapareceu.
    hoje teremos uma reuniao com um advogado para dar entrada na ação contra o aumento de 28% na taxa de condominio e pedir a troca da administradora.
    Foi otimo ler seublog. agora sabemos que podemos conseguir.

  1. Gilvan Nunes disse...:

    Obrigado pela orientação seguiremos os mesmos passos para nos livrar de uma porcaria de empresa que administra nosso condominio.

  1. Anônimo disse...:

    Olá,

    Você está em qualquer tipo de dificuldade financeira? Você precisa de um empréstimo para
    limpar suas dívidas? É um homem de negócios ou mulher que pretende expandir a sua empresa ? oferecemos empréstimo de todos os tipos de indivíduos, empresas e cooperar corpos que estão em necessidade de um empréstimo a uma baixa taxa de juros de 3% contato conosco hoje para um verdadeiro empréstimo via e-mail :
    garrycoleman_loanoffice@yahoo.com

    FORMULÁRIO DE EMPRÉSTIMO DE APLICAÇÃO

    Nome : ___________________________
    Apelido : ____________________________
    Sexo: _______________________________
    Estado civil : _______________________
    Endereço de contato : ______________________
    Código Cidade / CEP : ______________________
    País: ______________________________
    Data de Nascimento: ________________________
    Montante necessário como Empréstimo : ________________
    Empréstimo Duração : ________________________
    Renda Mensal Renda / ano : _________
    Profissão: ___________________________
    Finalidade para Empréstimo : _____________________
    Telefone: ________________________________
    Fax : __________________________________
    você tem um passaporte , carteira de motorista, carteira de identidade ou qualquer forma de identificação ?
    Você fala Inglês ?

Postar um comentário

 
Programa de Arrendamento Residencial © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum